Weby shortcut

Linhas de Pesquisa

Atualizado em 16/06/16 15:52.

Área de Concentração: Sustentabilidade e Competitividade dos Sistemas Agroindustriais

Agricultura Familiar e o Agronegócio

A linha abarca investigações que tenham como objeto científico privilegiado a inserção das formas familiares de produção nas cadeias produtivas do agronegócio regional. Essa inserção é entendida em seu caráter contraditório de seleção/inclusão, o que implica em tomar como objeto tanto os agricultores articulados à lógica do agronegócio, analisando suas estratégias produtivas e não-produtivas, quanto os que estão marginalizados (os assentados de reforma agrária, por exemplo). Essa linha procura também estimular pesquisas que visem analisar as relações entre agricultura familiar e sustentabilidade, num enfoque que envolva as dimensões econômicas, sociais e ambientais dessa forma de produção. São também contempladas por essa linha as relações tecidas entre Estado e agricultores familiares, analisando-se os processos sociais de concepção, operacionalização e efeitos das políticas públicas no espaço agrário regional e brasileiro.

Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional

Esta linha de pesquisa tem como objeto privilegiado de investigação as temáticas relacionadas ao desenvolvimento do agronegócio na região e no Estado de Goiás, conferindo-se especial atenção à problematização de seus impactos ambientais e sociais. As análises devem ser orientadas por uma abordagem de caráter multi/interdisciplinar. A linha contempla os processos de formulação, gestão e avaliação de políticas públicas e não públicas, análise dos impactos das inovações tecnológicas, funcionamento dos mercados, estratégias empresariais e comportamento dos consumidores e agentes sociais formadores de opinião. Os temas prioritários de pesquisa são: expansão da fronteira agrícola; impactos ambientais da modernização da agricultura; desenvolvimento regional do agronegócio; valoração de bens e serviços ambientais; regulação das externalidades; e mercados de serviços ambientais.

Competitividade e Gestão do Agronegócio

Esta linha de pesquisa tem por objeto o estudo das relações entre empresas, mercados, instituições e processos, sob a ótica da economia industrial e nova economia industrial, para a análise da competitividade dos complexos agroindustriais. A abordagem parte da visão sistêmica de cadeias agroindustriais e se articula em torno dos eixos principais: gestão das organizações agropecuárias e agroindustriais; análise de estratégias empresariais; modelagem de sistemas dinâmicos; comercialização agrícola; avaliação de políticas agrícola e industrial; impactos da inovação e adoção de tecnologia para a competitividade regional.

Listar Todas Voltar